Startups VS Bancos - entenda a concorrência


app Renda Fixa - consultor de investimentos

Você conhece as “fintechs”? São novas startups que estão complicando a vida dos bancos, não só os brasileiros, mas os do mundo todo. Essas novas organizações possibilitam realizar pagamentos, administrar seu dinheiro, conseguir empréstimos e tudo isso sem a necessidade de contatar a sua agência bancária. Os bancos já perceberam essa inovação e estão se aproximando para não ficarem desatualizados.

Uma dessas startups, desenvolveu um aplicativo  para que as pessoas possam resolver seus problemas referente às contas correntes totalmente online! Ao invés de gastar seu tempo indo até o banco, você pode baixar este aplicativo que o cartão chegará até a sua casa via correios. Para substituir o extrato bancário, gráficos simples são estruturados para um melhor entendimento, para as transferências financeiras, basta selecionar um contato da sua agenda no celular ou do Facebook e enviar, mas desde que a pessoa utilize o aplicativo desta empresa que se chama Controly. Outro atrativo é a forma que foi desenvolvida para guardar o seu dinheiro. O aplicativo reserva semanalmente um pouco do seu dinheiro para evitar gastos desmedidos.

Outra iniciativa muito interessante é da Nubank, que oferece um cartão de crédito livre das taxas, basta baixar o aplicativo e aproveitar a novidade que já reúne 600 mil interessados.

app NuBank com dados do extrato

As empresas internacionais estão de olho nessas startups brasileiras e já tem interesse em investir nessas ideias. Enquanto os bancos tradicionais não querem ficar de fora desse mercado e apostam em parcerias com as startups que aceitam visando mais experiência e investimentos. O Bradesco é um exemplo, desde 2014 vem promovendo essa interação. A Caixa Econômica e o Banco do Brasil ainda não interagem, mas cogitam essa possibilidade. É um processo mais barato e de fácil utilização para o consumidor, mas será que a falta de um profissional  nas práticas bancárias não trará insegurança nas suas decisões? Será que só as máquinas darão conta de todo o processo? Talvez, a melhor maneira seja agregar a tecnologia ao serviço e melhorar o trabalho dos bancários.

Fonte: Link/Estadão